.posts recentes

. Oportunidades de emprego ...

. Oportunidades de emprego ...

. Oportunidades de emprego ...

. Oportunidades de emprego ...

. Oportunidades de emprego ...

. Oportunidades de emprego ...

. Oportunidades de emprego ...

. Sobressaindo da Multidão ...

. Os desafios da digitação ...

. Os desafios da digitação ...

.arquivos

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Novembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Janeiro 2011

.últ. comentários
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
Bom dia :)Este post está em destaque Na Rede na ho...
Obrigado Anabela.Vamos continuar a trabalhar super...
Olaa, gosto muito deste blog e espero k Prossigam ...
amei a dica...paz e amor
Muito obrigada. Da parte que nos toca, ficamos gra...
Bom dia novamente, agora para informar que o blog ...
Oportuno e muito útil este post, que por isso está...
Bom dia! o Blog está em destaque na homepage dos B...
Olá, boa tarde, este post está em destaque "Na Red...
.Posts mais comentados
Sexta-feira, 22 de Abril de 2011
Grandes mitos sobre a experiência profissional

 

por Zainabo Adamo*

A Piala Serviços de Codificação e Digitação Lda, é uma empresa jovem, criada por jovens, vocacionada a responder também a desafios que se apresentam a esta camada. Um dos grandes desafios actuais que os jovens enfrentam é o do emprego. Por causa de algumas das dificuldades que os jovens têm enfrentado para conseguirem o seu emprego, têm surgido mitos acerca do que constituem as condições para se ter sucesso no mercado do trabalho.

 

Mito significa ter uma ideia falsa a respeito de alguma coisa que não indica a realidade, uma coisa que não temos certeza se existiu ou não. Podemos encontrar essas falsas ideias perambulando no nosso quotidiano. Quando o assunto é experiência profissional diversas são as maneiras que os jovens candidatos a emprego seguem como se fossem regras e normas, ainda que se baseiem em ideias que nem sempre têm fundamentação com base em experiência pessoal ou de pessoas conhecidas. Assim, além do candidato limitar seu poder de organização e criatividade age de forma que dificulta fazer o seu currículo avançar na cadeia que o levaria ao emprego.

 

Na sua actividade de formatação de CVs, a Piala depara-se várias vezes com questões relacionadas com estes mitos. Alguns clientes relatam de forma angustiada e categórica sobre as suas frustrações com o mercado de emprego e a experiência profissional. Neste artigo, pretendemos apresentar os mitos mais comuns na nossa sociedade acerca da experiência profissional.     

  • A experiência profissional só se obtém através de um trabalho remunerado, a experiência profissional não pressupõe “Renda”, mais sim trabalhos que um indivíduo já fez sem necessariamente ter salário, como exemplo trabalhos em que a pessoa participa como voluntário e acumula experiência prática sobre aspectos técnicos da área em que se quer especializar.
  • Para conseguir emprego o CV deve ter muitas páginas e é necessário ter muita informação no CV mesmo que seja mentira, o número de páginas não pressupõe experiência nem sabedoria, não adianta ter tantas páginas se a informação é irrelevante. Um bom currículo deve conter informação suficiente, importante e verdadeira. Caso capte o interesse do empregador, se tiver mentido no CV, será apanhado na entrevista e isso jogará contra si.
  • Para ter emprego é necessário ter influências, é primordial lembrar que o ideal é que o seu currículo atenda às necessidades e expectativas do avaliador. Embora seja um facto que algumas pessoas conseguem o emprego com alguma conexão, muitas vezes uma boa referência no currículo faz o mesmo pelo cidadão 'anónimo'. Por isso, ao longo da sua vida procure cultivar uma rede sólida de amigos e conhecidos. Crie nestes a melhor impressão sobre as suas capacidades. Seja confiável e prestável, nunca sabe quando uma boa referência lhe será de jeito. E lembre-se, se em vez de chegar a uma pessoa e pedir: 'consegue me arranjar uma cunha para um emprego?' disser: 'posso usar o seu nome como referência no meu CV?', certamente causará uma muito melhor impressão.

 Nós na Piala acreditamos que todos têm um potencial por ser explorado e apresentado. Não hesite em contactar-nos para o trazer à tona.

* Finalista da Licenciatura em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane - colaboradora da Piala, Lda.

 

 

 

 

publicado por Piala às 11:11
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De João Sá a 26 de Abril de 2011 às 17:05
Olá, boa tarde, este post está em destaque "Na Rede" da homepage do SAPO Moçambique (http://sapo.mz)

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.Fazer olhinhos
blogs SAPO
.subscrever feeds